Alphonse Mucha.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012









Encontrei na página Open Art, que curto no face, as ilustrações de Alphonse Mucha e achei digno de postagem.
Pesquisei um pouco mais sobre ele e resolvi falar um pouco do mesmo aqui  (apesar de ter se tornado um pouco incomum da minha parte comentar sobre, de onde ou  por que resolvi postar algo - Jogo a culpa toda na preguiça :D )...
Mas ok... Alfons Maria Mucha, nascido no ano de 1960- em Ivančice, Morávia (Hoje República Checa) foi  um dos principais expoentes e disseminadores da Art Nouveu, movimento este que sofreu forte influencia japonesa na europa pelos anos de 1880/1890 - ainda pretendo postar as obras de Katsushika Hokusai que também foi um dos artistas chave para o surgimento do estilo.


Ilustrador e designer gráfico, Alphonse fez cedo a escolha entre canto e desenho, se dedicando a pintura decorativa e pintura de cenários teatrais.
------------------------------------
Esse trecho roubei de um blog bem legal sobre ilustração e pintura que vale a pena conferir:

"Mucha se mudou para Paris em 1887, e continuou seus estudos na Academia Julian. Além de seus estudos, ele trabalhou na produção de revistas e ilustrações publicitárias.Por volta do Natal de 1894, aconteceu a queda em uma loja de impressão, onde havia uma necessidade súbita e inesperada de um cartaz publicitário para uma nova peça estrelado por Sarah Bernhardt, a mais famosa atriz em Paris, no Teatro da Renascença. Mucha ofereceu-se para produzir um pôster feito em 0litografia no prazo de duas semanas, e em 1 de Janeiro de 1895, o anúncio para a peça “Gismonda” apareceu nas ruas de Paris e foi uma sensação. O cartaz anunciou um novo estilo artístico. A atriz Sarah Bernhardt estava tão satisfeito com o sucesso deste primeiro cartaz que ela fez um contrato de cinco anos com Mucha para produzir palco e figurino.

Nos anos que se decorreram Mucha produziu uma onda de pinturas, cartazes, anúncios e ilustrações de livros, bem como desenhos para jóias, tapetes, papel de parede e peças de teatro. Este novo estilo artístico foi inicialmente chamado de estilo Mucha mas ficou conhecido posteriormente como Art Nouveau (francês para 'nova arte').Seu estilo “Art Nouveau” foi muitas vezes imitado mas no entanto, foi um dos que Mucha tentou distanciar-se por toda a sua vida, ele sempre insistiu que ao invés de aderir a qualquer forma de estilo, suas pinturas vieram exclusivamente a partir de dentro e de arte checa.Mucha casou-se em 1906 e teve uma filha e um filho, que após a morte do pai foi quem difundiu ainda mais a arte d Mucha." - ensaiododesenho - Alphonse Mucha

                     
                                       





























http://www.muchafoundation.org/


Aqui tem algumas postagens antigas que achei conveniente de anexar:

Michael Parkes - :D
Tatyana Kartasheva - Aquarela.
Ayumi Kasai - Um pouco mais pop, mas lembra um pouco da art nouveu.

Essa postagem eu achei interessante: http://educacao.uol.com.br/artes/art-nouveau.jhtm

É isso, espero que tenham gostado :D

4 comentários:

Marcela Fr \\ disse...

Eu simplesmente amei *-*
Eu amo esse tipo de ilustração,lembra aquelas imagens gregas e romanas e eu amo isso

Ariana Prestes \\ disse...

@Marcela Fr
Que coisa boa! Muito obrigada por comentar :a

Anônimo \\ disse...

Maravilhoso! Um dos melhores estilo de arte na minha opinião, e o artista estupendo

Anônimo \\ disse...

:a

Postar um comentário

Nenhum comentário que contenha fundo preconceituoso será aceito!

Tente, de preferência, não comentar no anonimato :D

Obrigada pela sua opinião =)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t