Só sei que foi assim:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Não oficial.


Facebooks, a pitada de ostracismo que o dia permite... Pois não é que surge um link com os sobrenomes dos judeus expulsos da Espanha em 1492?
 Leal, meu primeiro sobrenome está na lista e a curiosidade aflorou em torno dessas questões.
Ariana Leal Prestes.
Quis saber um pouco mais... Sei que as internêtas possuem informações desvirtuadas, entretanto (a principio* - pois não sei se há ligação real) achei uma coisa muito fueda sobre a origem dos Prestes:
Antes de mais nada alguma introdução:


"O sobrenome Prestes é, de certa forma, raridade no Brasil. Mesmo sendo um nome português, ele não se disseminou tanto quanto os outros
Este é um sobrenome de origem portuguesa, embora a sua palavra de origem tenha provável origem do francês antigo Prévostes que significa preposto do rei. No francês atual a palavra passou a ser Prévot. Vem do latim: praepositus.
Há uma suposta ligação de origem deste sobrenome com o mito de Preste João. Personagem que "entrou para a história" por questões de interesses políticos".





Século 3 
Ásia ou África 

Potência militar cristã que supostamente existiu, porém mensageiros europeus jamais conseguiram localizar o provável reino.
  
ORIGEM DA LENDA

A lenda do Preste João foi alimentada pela existência de dois grandes grupos cristãos primitivos isolados da cristandade ocidental e jamais submetidos à autoridade papal: os coptas, na região da Abissínia (a atual Etiópia) e os nestorianos que se implantaram na Ásia, atingindo algumas zonas da Índia (os famosos "cristãos de S. Tomé", cujas comunidades teriam, segundo a lenda, sido fundadas pelo apóstolo) e da Tartária, onde foram convertidos os turcos Kereitas e algumas tribos mongóis.

A história começou a se difundir a partir do século 12: Preste João seria o soberano de um poderoso reino cristão perdido, distante da Europa e cercado por inimigos muçulmanos e pagãos. De acordo com a lenda, Tomás, um dos discípulos de Jesus, teria viajado até a Índia e evangelizado os habitantes da região, dando origem ao tal reino. Ainda no século 12, o mito começou a pegar fogo quando começaram a se espalhar pela Europa cópias de uma suposta carta do Preste João ao então líder do Império Bizantino, Manuel Comneno. A carta descrevia um reino perdido poderoso – 72 reis pagavam tributo à Preste João – e pra lá de exótico: viviam na região de pigmeus a homens com chifres, ciclopes e gigantes... 
Preste João e tão misterioso, que o seu reino se situara sucessivamente na Mesopotâmia, na China, nas Índias, na Arábia, na África Ocidental e, finalmente, na Etiópia.

Eco descreveu o reino de Preste João na Obra,
Baudolin
Durante séculos, vários soberanos europeus mandaram mensageiros para Ásia e para a África na tentativa de fazer contato com esse suposto reino. Na segunda metade do século VI, com a publicação e divulgação, pela Europa, do relato da sua estadia de seis anos, no reino de Preste João, o Pe. Francisco Álvares derrubava o lado mítico dessa lenda e apresentava a primeira informação fidedigna sobre a terra, os costumes e a fé professada na Etiópia. Ele descreve toda a terra com a informação das suas fronteiras, as origens das grandes águas do Nilo; trata da riqueza da terra, dos cereais; menciona os animais e as aves, destacando o elefante; descreve a natureza e costumes dos abássios e sua religião.
Gato!
Sry, to solteira <3 td="">


Hoje, nenhum especialista leva a sério a lenda. Isso, porém, não impede que ela continue ganhando espaço no mundo da ficção. O escritor italiano Umberto Eco, por exemplo, descreveu em detalhes o Reino do Preste João no livro Baudolino (2000).
E até mesmo a Marvel já colocou a terra imaginária em HQs do Thor e do Quarteto Fantástico.

Pow, achei massa!
*--*
 Curti a busca pelo sobrenome. Leal é bacana também, mas só os Prestes podem ter a ligação com um mito da história antiga!!! *--*
Que bobagem! Nem sei se é real, mas na dúvida, aproveito a filosofia de Chicó e assumo a bronca afirmando que:
 Não sei, só sei que foi assim! 


Kibs from: here

0 comentários:

Postar um comentário

Nenhum comentário que contenha fundo preconceituoso será aceito!

Tente, de preferência, não comentar no anonimato :D

Obrigada pela sua opinião =)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t